Você é o visitante número:

quinta-feira, 24 de março de 2011

O ENSINO NA ESCOLA HOSPITAL DO CABELO

A Escola Hospital do Cabelo tem sua própria metodologia, fundamentada na Metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos da Realidade Profissional (ABCRP), que, partindo das observações dos problemas e situações da realidade profissional, faz o levantamento das causas, estuda e investiga a realidade, apresenta hipóteses de soluções e aplica estas hipóteses à realidade.
O ensino, ministrado em quatro ciclos, torna-se um Ensino Fundamental de Tricoterapia, compreendendo a grade curricular as disciplinas: Comunicação e Relacionamento Interpesssoal, Programação Neurolingüística, Fitoterapia, Cosmetologia, Tricologia. Aromaterapia, Eletroterapia, Fundamentos e História da Tricoterapia, Estágio, Tratamento e recuperação de cabelos com patologias. A partir dos estágios, é permitido aos alunos auferir renda com o aprendizado dos tratamentos capilares realizados.
O Primeiro Ciclo, chamado de Alfabetização Tricoterápica, apresenta as terminologias utilizadas pelos tricoterapeutas, bem como o vocabulário tricoterapêutico, os fundamentos da Tricoterapia e sua importância em todo o processo tricorterápico. É o início da formação do Profissional Tricoterapeuta.
O Segundo Ciclo, teórico e prático, representa grandes desafios de mudanças de paradigmas e crença nos rumos da Tricoterapia, quando é percebida a necessidade de fazer rupturas com informações e conceitos adquiridos erroneamente. Responde à necessidade da construção do conhecimento e à formação do perfil do profissional tricoterapeuta, levando o aluno à convicção de que estudar é um processo constante. São também trabalhadas a Psicologia, a Programação Neurolingüística, as Consultas dos Clientes, o Levantamento do diagnóstico, elaboração de prognóstico e o estágio das tricoterapias.
O Terceiro Ciclo dá ênfase ao equilíbrio diante das mudanças que os ensinamentos de Comunicação, Psicologia e Programação Neurolingüística produzem no aluno, preparando para uma visão e atuação holística, sendo necessária muita vontade e determinação de querer aprender, bem como o envolvimento total. Continua apresentando novas tricoterapias e também o Estatuto da Associação dos Profissionais Tricoterapeutas Capilares de Minas Gerais e o Código de Ética.
O Quarto Ciclo ainda apresenta tricoterapias e é enriquecido com a chamada de atenção para o empreendedorismo, enfatizando as características do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, destacando a importância do trabalho em equipe, responsabilidade, organização, pontualidade e assiduidade, ética, capacidade de trabalho sob pressão, padrões de qualidade, liderança etc
O ensino é ministrado em aulas à distância, via Internet, e também presencial, com boa interação entre professor e alunos, abertura de feed-back e depoimento dos alunos no final de cada ciclo.
Lídia Marques - Tricoterapeuta

21 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo texto. Vou coloca-lo no site dos Tricoterapeutas Legalizados. Você está sendo motivo de orgulho a todos os Tricoterapeutas associados a ATT-MG que zelam pela profissão. Com certeza, será minha convidada no programa Maísa e Voce.
    Maísa

    ResponderExcluir
  2. os estudos na escola hospital do cabelo foi de tamanho importancia pois foi testado o que aprendemos no decorer das aulas ,praticas e teoricas .

    ResponderExcluir
  3. Estudar é sempre bom, conhecimento é a base de tudo.

    ResponderExcluir
  4. parabéns Lídia, realmente você estuda muito. Abraços Ilze

    ResponderExcluir
  5. Cara Lídia,
    O ensino da escola, metodizado e organizado como é transmitido, prepara o futuro tricoterapeuta para enfrentar o consultório e seus desafios no mundo da Tricoterapia.
    Sucesso! Marcos Luna.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que Maísa Stuni precisa se preparar,pois acredito que em um futuro muito próximo esta escola ficará muito pequena,pois,esta profissão vem crescendo,e se tornando conhecida,e quem conhece se apaixona,e muito em breve,esta escola será referencia nacional,e mesmo q surgem outras escolas,Maisa só tem uma,o caminho q ela percorreu é uma conquista dela e só dela,podemos trilhar,sabendo que ela é o divisor de águas.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom e consistente o ensino do curso de tricoterapeuta capilar, fico feliz em fazer parte desta turma e não vejo a hora de ser uma tricoterapeuta legalizada.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. è um curso muito bom porque ele te prepara para enfrentar o mercado com segurança e responsabilidade.Ilzenê

    ResponderExcluir
  9. É um curso de total credibilidade agradeço pela vida de Lídia por ter esse amor pela tricoterapia e se dispor em colaborar para formação de outros tricoterapeutas.
    Clenia.

    ResponderExcluir
  10. Curso maravilhoso!
    A cada dia que passa o número de pessoas procurando o curso é maior. Maísa você está de parabéns!

    Daniela

    ResponderExcluir
  11. É isso mesmo, o curso surpreende, cada ciclo pra mim tem sido mais que o esperado, sem falar na limpeza e organizaçao da escola, também podemos contar com assertividade, dedicação e habilidade de ensino da professora Maisa. Parabéns a Escola Hospital do Cabelo a prof. Maísa e toda a sua equipe.

    ResponderExcluir
  12. Estou muito feliz de fazer parte da ESCOLA HOSPITAL DO CABELO a frente professora MAISA e sua equipe em especial professora LÍDIA.

    ResponderExcluir
  13. é um curso novo, maravilhoso, estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  14. Prof Lidia,me sinto muito felizpor estar fazendo parte de uma escola tão eficiente.
    Cris Targino.

    ResponderExcluir
  15. Para mim é um orgulho fazer parte de uma equipe tão eficiente

    ResponderExcluir
  16. Estou encantada como conhecimento adquirido atraves do curso gratuito de Terapia capilar e nãovejo a hora para começar o Primeiro Ciclo.
    Neide.

    ResponderExcluir
  17. O| curso tem sido muito significativo até aqui e pelo visto será ainda mais proveitoso. Estou muito satisfeita com a didática utilizada.

    ResponderExcluir
  18. Fazer esse curso é de garande importância para minha vida profissional.Mas e tambem muito bom fazer parte dessa turma competente.

    ResponderExcluir
  19. Apesar da fragilidade com a saúde estou feliz em estudar tricologia, fazer esse curso é uma somatização do aprendizado e garantia para o futuro.

    ResponderExcluir
  20. Estou feliz em fazer parte dessa grande escola. Silvia.

    ResponderExcluir
  21. O curso tem sido de grande satisfação.
    Simone Line

    ResponderExcluir