Você é o visitante número:

quinta-feira, 24 de março de 2011

TRICOLOGIA: O CABELO É VIVO

Porque se comunica como ornamento pessoal, emoldura o rosto, assinala diferenças sociais, profissionais, religiosas e políticas e sinaliza quando o organismo está acometido de doenças, além de mudanças comportamentais, repletas de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder. Se o organismo vai bem e as emoções estão equilibradas, os fios se mostram bonitos e saudáveis. (tricologia)www.tricologia.com.br/sobre_cabelos_1.asp
Tem uma função fisiológica de grande importância: a proteção do couro cabeludo. A falta de cabelos incomoda os homens e preocupa as mulheres. Sua queda pode gerar problemas estéticos e muitas vezes até psicológicos, quando o indivíduo fica com baixa auto-estima.

Os cabelos compõem-se 90% da proteína queratina que contem, na sua estrutura, 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

As glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o Manto Hidrolipídico, que é um fator de proteção da pele.

Quando está ressecado sinaliza que está desnutrido, perdeu umidade e reduziu a coesão entre as células, fica opaco, rebelde e quebradiço com pontas que se rompem, sinaliza que as glândulas sebáceas estão hipofuncionais.

Ao contrário, se o couro cabeludo apresenta exagerada produção de sebo pela hiperatividade das glândulas sebáceas, o fio se apresenta aglutinado, sem volume, gorduroso e, às vezes, exala odor característico, irritação e prurido.

Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o seu crescimento.

Os cabelos têm o seu ciclo de crescimento, repouso, queda e renovação, encontrando-se em estágios diferentes de desenvolvimento. Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano.

São fortemente influenciados por determinantes genéticos, pelos hormônios, substâncias químicas e medicamentosas, psíquicas e pelo envelhecimento fisiológico, fatores climáticos e outros.

Para tratar a perda dos cabelos, sempre será necessária uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico adequado.

Neste caso, assim que se notar os primeiros sinais de afinamento e perda progressiva é importante que se institua o tratamento preventivo.
Lídia Marques - Tricoterapeuta

19 comentários:

  1. e pois quando pode passar pela cabeça do cabelereiro que um cabelo com o ph desequilibrado pode e causa volume pra eles e so fazer um relaxamento e pronto poi para o tricoterapeuta vai cuida primeiro desse cabelo e prepraralo pra quimica.

    ResponderExcluir
  2. O couro cabeludo e os cabelos demandam de varios cuidados, para que eles sejam saudaveis demandam de cuidados especificos senao morrem.

    ResponderExcluir
  3. Cara Lídia,

    Sim, em tese podemos afirmar que o cabelo é um ser vivo, principalmente quando a teoria vem de uma estudiosa e praticando das ciências que envolvem o cabelo, como voce.
    Sucesso! Marcos Luna.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí! Não podemos deixar passar despercebido um cabelo com ph desequilibrado.

    ResponderExcluir
  5. O cabelo e uma parte do nosso cartão postal. Precisa ser bem cuidado, tratado e nutrido. Ele levanta a auto estima ou pode ate mesmo levar a depressão, o diagnostico e o tratamento adequado são essenciais para ter cabelos bonitos, saudáveis e vivos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Nossa ,quanta informação,tenho que ficar atenta.

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha um professor que dizia que o cabelo era a modura do rosto de uma pessoa e se entendesse o cabelo ele nos dizia muitas coisas.Ilzenê

    ResponderExcluir
  8. O cabelo é um ser vivo, por tanto merece todo respeito.
    Clenia.

    ResponderExcluir
  9. O cabelo merece todo cuidado para ser totalmente saudável.

    Daniela

    ResponderExcluir
  10. Cabelos tem vida sim e necessita de todo cuidado necessário para se manter vivo, e o tricoterapeuta tem estudado para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  11. É, por isso que falo que cada dia aprendo mais, tenho que estudar muito, cabelo tem vida e merece ser bem cuidado. Avanir

    ResponderExcluir
  12. Tanto é vivo, que qualquer tipo de agressão ele responde.

    ResponderExcluir
  13. O cabelo e o couro cabeludo deve estar sempre bem cuidado, a qualquer sunal de quedaé preciso se fazer uma avaliação.
    O cabelo com problema de queda deixam as pessoas com baixa estima.
    Tendo que ter respeito ao sinal de qualquer tipo de queda.Investigando e procurando a cusa a ser tratada.
    Cris Targino

    ResponderExcluir
  14. O cabelo é realmente vivo pois ele nasce, cresce, morre, alimenta-se, fica doente, gosta de agua, etc.
    Refletindo o que comemos, o estado emocional, o que fazemos, etc.
    Neide.

    ResponderExcluir
  15. Por isso é necessário trabalharmos com a prevenção e tratamento logo nos primeiros sinais de possíveis problemas.

    ResponderExcluir
  16. O senhor cabelo merece um acompanhamento de prevenção é um ser que sofre em silêncio.
    Postado por Clenia.

    ResponderExcluir
  17. O cabelo é como uma planta ele precisa ser regado de acoro com suas necessidades.
    Adriana Santos

    ResponderExcluir
  18. Os Cabelos tem vida sim,responde bem aos tratamento bem feito, assim como os maustratos(falta de cuidado).

    ResponderExcluir