Você é o visitante número:

quinta-feira, 24 de março de 2011

O PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA

É o profissional habilitado para tratar as patologias do couro cabeludo e do fio de cabelo e é o responsável em apresentar resultados, cuidando da saúde dos cabelos, pois é isto o que o cliente procura. Sua competência permite consultar o cliente, fazer o levantamento de anamnese, analisar o couro cabeludo e o fio do cabelo, fazendo uso de aparelhos ou através do tato e visualização, diagnosticar o problema apresentado, elaborar um programa personalizado de tratamento para cada cliente, realizar as tricoterapias para solucionar os problemas capilares, corrigir os hábitos de cuidados capilares, prescrever produtos de manutenção domiciliar e encaminhar os clientes ao Desmatologista. Por isso se diz que o Tricoterapeuta é o Médico do cabelo.
A frase “O profissional Tricoterapeuta deve evoluir com responsabilidade, mudar com prudência e trabalhar com humildade, que é a fonte do saber” chama a atenção para a necessidade de estudar a Histologia Capilar, Tricologia, Tricoses do couro cabeludo e do fio de cabelo, Programação Neurolingüística, Psicologia, Cosmetologia, Fitoterapia, Aromaterapia, Eletroterapia, Laserterapia, Nutrição, Ética profissional, Administração etc.
De posse de todo o conhecimento adquirido com os estudos o Tricoterapeuta é capaz de resolver o problema físico e emocional do Tricopaciente. O profissional Tricoterapeuta obtém sua formação por vários níveis:
Nível 1 – Tricoterapeuta – profissional formado e habilitado para tratar os mais diversos tipos de tricoses. Possui diploma e registro na associação vigente.
Nível 2 – Tricoterapeuta com especialização. Além das qualificações acima, pode abrir um Centro de Terapia Capilar ou Clínica, desde que aprovado pela Associação.
Nível 3 – Tricologista Clínico – com formação em Tricoterapia e também com curso de Tricologia, possui grande conhecimento em Tricoterapia e Tricologia.
Nível 4 – Mestre em Tricoterapia – É formado em Tricoterapia e com curso de Tricologista Clínico. Pode ministrar aulas de tricoterapia, desde que seja aprovado pela associação.

O profissional Tricoterapeuta é o primeiro SER da Tricoterapia e o seu curriculum faz referência a treze características indispensáveis ao desempenho da profissão: saúde física e mental, competência técnica, vivacidade, confiança, capacidade de inspirar confiança, generosidade, equilíbrio, respeito ao próximo, cooperação, sociabilidade, cultura geral, amor e trabalho.
Considera-se que o profissional Tricoterapeuta exerce a profissão com dignidade, profissionalismo e ética a partir de sua integração ao quadro de associados da ATT-MG – Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.

Lídia Marques - Tricoterapeuta

18 comentários:

  1. Estou anciosa para concluir o curso e poder realmente tratar os cabelos das pessoas de forma correta.

    ResponderExcluir
  2. O Tricoterapeuta,
    Deverá ser sempre um profissional rumando no sentido das novas ferramentas que objetivem elevar seu nível de eficácia nas suas Tricoterapias.
    Sucesso! Marcos Luna.

    ResponderExcluir
  3. “O profissional Tricoterapeuta deve evoluir com responsabilidade, mudar com prudência e trabalhar com humildade, que é a fonte do saber”.Quando se trabalha com amor,se conquista resultados .

    ResponderExcluir
  4. O profissional tricoterapeuta nunca deve parar de estudar e buscar o novo, pois como profissional jamais deve ficar desinformado. Deve desenvolver a profissão com muito amor e gosto, pois quando se ama o que faz, se faz bem feito e com qualidade, gerando assim resultados satisfatórios.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. O tricoterapeuta deve sempre estar estudando se profissionalisando cada dia mais para ter bons resultados. Ilzenê

    ResponderExcluir
  6. é muito estudo,afinal é uma profissão muito séria,Ariadna é corajosa sair daqui ,uma cidadezinha de 10.000 e vai para BH,uma grande metrópole,ela foi atrás de seus sonhos,torço por ela e por todas as alunas que encaram esta profissão com seriedade.

    ResponderExcluir
  7. O tricoterapeuta é o ser da tricoterapia,que é um eterno aprendiz.
    Clenia.

    ResponderExcluir
  8. Podemos dizer que o profissional Tricoterapeuta é o "médico do cabelo", é capaz de fazer uma análise do fio de cabelo e couro cabeludo, diagnosticar o problema apresentado e desenvolver um tratamento personalizado para seu cliente, além de mudar os hábitos capilares do mesmo, recuperando assim, a saúde do fio de cabelo e couro cabeludo.

    Daniela

    ResponderExcluir
  9. O tricoterapeuta é o ser que tem o maior objetivo trazer os resultados esperados pelos tricopacientes e para isso precisa trabalhar com muita ética respeito responsabilidade que é o seu lema, estar se aperfeiçoando, buscando conhecimento necessário e se superando a cada dia,para trazer o que há de melhor para recuperar e curar, tricoterapeuta é o profissional do futuro é o diferencial que estava faltando.

    ResponderExcluir
  10. Conheci a tricoterapia quando fui trabalhar no clínica da Maria Augusta.Pude perceber que é um trabalho sérios e com otimos resultados.Os clientes sempre saindo satisfeitos.

    ResponderExcluir
  11. É a profissão do futuro, os resultados são excelentes. Isso que o cliente e nós profissionais esperamos, trabalho sério.

    ResponderExcluir
  12. ja tenho conhecido uns produtos, e tenho certeza que são muito bons, pois estou muito feliz pela a profissao.

    ResponderExcluir
  13. O Tricoterapeuta,é aquele profissional que trabalha com o conhacimeno, equilibrio, amor. humildadee com certeza seus obijetivos serao alcançados com muito sucesso.
    Cris Targino.

    ResponderExcluir
  14. É grande a responsabilidade do tricoterapeuta durante o atendimento e a realização dos tratamentos, sendo assim, devemos estar sempre em busca de informação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  15. Sinto-me muito feliz por fazer este curso e meu objetivo é estudar cada vez mais, se Deus permitir serei uma mestra em tricoterapia.

    ResponderExcluir
  16. O curso de Tricoterapia, tem nos ensinado a trabalhar com equilibrio, e isso é muito importante para ambas, durante o tratamento.
    Adriana Santos

    ResponderExcluir
  17. Estou contente por ter feito essa opção de estudar Tricoterapia.Estou aprendendo muito, principalmete a impotancia do profissional Tricoterapeuta.

    ResponderExcluir
  18. O profissional tricoterapeuta deve estar em permanente estudo, pra poder obter resultados que é o nosso dever.Silvia.

    ResponderExcluir