Você é o visitante número:

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DA PSORÍASE: DERMATOLOGISTAS ALERTAM QUE DOENÇA NÃO É CONTAGIOSA E PEDEM FIM DO PRECONCEITO

No Dia Mundial da Psoríase, (28 de outubro), em 2012, campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia tenta conscientizar as pessoas de que a doença não é contagiosa e pede o fim do preconceito. O movimento conta com o apoio de associações de pacientes em diversos estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora nacional da campanha, Luna Azulay, explicou que a psoríase é uma doença inflamatória que provoca placas vermelhas com descamação. Os primeiros sinais se manifestam em torno dos 20 anos e afetam regiões como cotovelos e couro cabeludo. “É uma doença crônica, mas esse fato nunca vai tirar a esperança de ninguém e não quer dizer que a pessoa tem que ficar cheia de lesão o tempo inteiro. Ela pode ficar sem nada. Tenho pacientes que já foram internados oito vezes e, hoje em dia, não têm nada – vão ao ambulatório apenas para controle”, explicou. Luna lembrou que a psoríase ainda não tem cura e pode, ao longo da vida do paciente, apresentar momentos de melhora e piora. Além da pele e do couro cabeludo, a inflamação também afeta unhas e articulações. Os sinais muitas vezes são confundidos com micoses e dermatites e os remédios para esses tipos de doença podem provocar uma piora no quadro da psoríase. O importante, segundo a médica, é que o tratamento correto seja seguido à risca.

“Existe muito preconceito porque o aspecto da pele não é agradável. Os pacientes sofrem quando entram em ônibus e trens. Ainda existem concursos públicos que (no edital) dizem que pessoas com psoríase não devem se candidatar”, destacou.

3 comentários:

  1. Tantas vezes o paciente sofre mais com o preconceito do que com a doença.

    Idoraci,São Luís-MA

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Lídia Marques está sendo muito bom o contato com a senhora esta profissão eu me encontrei. Um abraço

    ResponderExcluir