Você é o visitante número:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ALOPECIA POR TRAÇÃO

Ocorre pelo hábito de fazer tração dos cabelos. É muito encontrada na região temporal ou orla do cabelo. É mais comum em negros/afrodescententes, pelo tipo de cabelo e o hábito de realizar esses penteados e pode contribuir para um tipo de perda de cabelo. Usualmente começa na criança ou no adulto jovem podendo prosseguir à idade madura. Os penteados mais comuns são tranças, rabo-de-cavalo, apliques e mega-hair, onde há grande tração dos fios e pode levar a um tipo de perda de cabelo que é a alopecia por tração.
O método mais grave é o mega-hair, segundo os cientistas britânicos, o mega-hair, técnica que alonga os cabelos colando fios de cabelos originais aos fios mais longos, arranca os fios de cabelo pela raiz gerando espaços sem cabelos no couro cabeludo. Esses danos são irreversíveis, dizem os especialistas. Além da forte tração que os fios proporcionam quando colados à raiz, a cola usada para aplicar o mega-hair também é a responsável pela alopecia.
A alopecia de tração pode evoluir para uma lesão nos folículos pilosos que passam a ser substituídos por uma fibrose (cicatriz) e transformar-se numa alopecia cicatricial. Deixa de produzir cabelo e a área acometida não recupera mais os fios cujas raízes foram danificadas.
A alopecia causada pelo mega-hair pode continuar se espalhando mesmo depois do tratamento, porque áreas se perdem gradativamente.

Lídia Marques
Tricoterapeuta Naturóloga

16 comentários:

  1. Realmente é um problema muito comum e deve ser tratado ainda em criança com reeducação nos hábitos capilares.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Recebemos diariamente clientes com alopécia
    de tração, mas que com o tempo de uso do mega-hair, rabo de cavalo ou qualquer tração pode ocasionar alopécia. Estes casos é bom haver uma prevenção quando criança.

    ResponderExcluir
  4. tenho sempre o cuidado de informar as pessoas e meus amigos quanto as alopecias, principalmente as pessoas que vejo usar traças e megahair e tenho tido um bom resultado. Essa semana conseguir fazer com que uma amiga tirasse o megahair e outra parar de usar traças com o cabelo molhado.
    Adriana santos

    ResponderExcluir
  5. O problema é que muitas ,mulheres tem por habito prender os cabelos e nem imaginam que com isso estão prejudicando a saúde dos fios, sem contar mega hair.

    ResponderExcluir
  6. UM PROBLEMA MUITO COMUM HOJE EM DIA, MAIS AS MULHERES QUE FAZEM USO DE MEGA-HAIR MUITAS VEZES NÃO SABEM OS RISCOS OU NÃO DAO MUITA IMPORTANCIA. NOSSO TRABALHO MUITAS VEZES DESAGRADAR AS QUE SAO ADEPTAS MAIS ESSA É NOSSA DIFERENÇA COMO PROFISSIONAL E QUE NOS PROCUPAMOS COM A SAUDE E A BELEZA DE SEUS CABELOS.
    JOSY

    ResponderExcluir
  7. Nossa mesmo após o tratamento pode continuar perdendo cabelo?
    Isto é mesmo muito preocupante.

    ResponderExcluir
  8. O implantista não se importa com a saúde capilar, pois quem trabalha nessa área sabe que com o passar do tempo e uso contínuo do implante as clientes acabam perdendo os cabelos. Mas como o lucro é "maravilhoso", não se importam em conscientizar as pessoas sobre os prejuízos que causa. Como tricoterapeutas temos que conscientizar pessoas que querem fazer ou que já fazem implante de cabelo a desistir desse hábito e trasnformar seus cabelos em cabelos naturais e saudáveis. Já pra quem perdeu cabelo o caso pode ser irreversível.

    ResponderExcluir
  9. CRIS,
    INFELISMENTE MUITOS PROFISSIONAIS TRABALHAM COM MEGA-HAIR NÃO TEM CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA SABER O MAL QUE PODERÁ CAUSAR NO COURO CABELUDO DO SEU CLIENTE, E AS CONSEGUÊNCIAS GRAVISSÍMA QUE ISSO POSSA LHE TRAZER.

    ResponderExcluir
  10. Foi muito importante saber que prender os cabelos tbm pode causar queda de cabelo.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, fico cada vez mais "bestificada" com tudo o que acontece na área da Beleza, danos muitas vezes irreverssíveis e nunca comunicado ao Cliente(que é o nosso maior tesouro). Antes da aqqplicação do Megahair deveriam ser passados tudo o que pode acontecer os Prós e os Contras do procedimento, mas infelismente estamos no Brasil e a única coisa que se tem em mente é arrecadar fundos, sem pensar no ser humano que está ali na sua frente.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse esclarecimento, porque as pessoas não pensam na saúde do cabelo e só na beleza artificial.


    Idoraci

    ResponderExcluir
  13. Hoje tenho observado frequentemente pessoas q anseiam por cabelos longos e caem na armadilha do Mega hair....depois sentem dificuldade de voltar a aceitar os cabelos curtos e continuam pressas na armadilha

    ResponderExcluir
  14. Já tinha esse conhecimento, depois que descobri os motivos que levam a essa tricopatia tentei sensibilizar algumas pessoas, porém foi em vão.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente usei tranças por um bom periodo da minha vida , e tambem estou com alopecia por tração , depois que comecei o curso não uso mais tranças e faço minhas tricoterapias regularmente

    ResponderExcluir
  16. tenho uma amiga que munca usou nega hair e tem alopercia e me disse que viu algumas matérias na tv sobre mega e que iria colocar,viu na recor que o método cola de queratina era indicado ou então o fest hair,então é indicado ou não?bjs

    ResponderExcluir