Você é o visitante número:

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VARIAÇÃO RACIAL E INDIVIDUAL DOS PÊLOS


Amplamente determinadas geneticamente e entre as raças, as diferenças mais notáveis são observadas no cabelo do couro cabeludo. Os mongolóides tendem a ter cabelo liso grosseiro, os negróides têm cabelos encaracolados ou encarapinhados e os caucasóides apresentam uma variedade de texturas e ondulações. De acordo com vários autores, o aspecto macroscópico do pêlo é relacionado com a sua seção transversa. Assim o cabelo mongolóide é muito macio e é circular, o cabelo negróide é oval e o cabelo caucasóide é moderadamente elíptico e mais fino do que o mongolóide.
Outras evidências afirmam que a forma do folículo determina a forma do pêlo. O folículo negóide é helicoidal, o mongolóide é completamente reto, e o caucasóide varia entre estes extremos.

3 comentários:

  1. Muito interessante, principalmente sobre a forma do folículo.

    vivi

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Essa materia nos faz refletir a importancia das diferenças e tb da necessidade de tratamento diferenciado dos cabelos

    ResponderExcluir
  3. O que seria de nós sem essas variações de espécies capilares. É muito interessante a forma de como cada tipo dos fios se comportam em diversos tipos de faces dando assim o seu toque de beleza.
    Adriana santos

    ResponderExcluir