Você é o visitante número:

sábado, 13 de agosto de 2011

MINERAIS E OLIGOELEMENTOS EFICAZES PARA OS CABELOS



Participam no metabolismo das proteínas responsáveis pela formação e estrutura do cabelo. A remineralização da fibra capilar é fundamental para se ter um cabelo bonito e saudável.
Magnésio – favorece a produção de energia das células e é importante para a sua renovação. Ajuda na manutenção da saúde do cabelo. As principais fontes de magnésio são: granola, aveia, farelo de trigo, arroz integral, amêndoa, amendoim, banana e leite.
Zinco – participa na síntese de proteínas, em especial a queratina, o que o torna fundamental para a manutenção da saúde do cabelo. As principais fontes de zinco são: ostras, caranguejos, carne vermelha, aves (parte escura), leite e derivados, castanha de caju, amêndoas, amendoim e feijão.
Ferro – é importante para o combate à queda do cabelo. As mulheres necessitam de uma reserva maior de ferro do que os homens para que este mineral alimente a raiz do cabelo. São melhores fontes de ferro: carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes e mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro, os folhosos na cor verde-escura (exceto espinafre), como o agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. O açaí é uma fruta muito rica em ferro. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
Sódio – ajuda a manter a quantidade de água adequada no cabelo. As principais fontes são: sal de cozinha, carnes bovinas e suínas, leite e derivados, batatas e grãos.
Enxofre – essencial para a formação de queratina. Frutas e verduras são bastante ricas em enxofre. Algumas que podemos indicar são: alhos, amêndoas, arroz, aveia, cebola, couve, couve-flor, castanhas, feijão, lentilha e trigo. Quanto aos alimentos de origem animal, podemos encontrar o enxofre em carnes, leite e derivados, ovos e peixes.
Potássio – controla a quantidade de água presente nos fios dos cabelos. As principais fontes de potássio são: banana, batata com casca, laranja, ameixa, tomate, passas, espinafre, semente de girassol e amêndoa.
Cálcio – contribui para a formação das proteínas do cabelo, bem como para o metabolismo do ferro e das vitaminas indispensáveis para o crescimento do cabelo. Sua carência deixa o cabelo frágil e quebradiço. As principais fontes de cálcio: leite e derivados, vegetais verde-escuros, aveia, algumas frutas oleaginosas como avelãs. Como há uma competição natural entre o ferro e o cálcio para sua absorção e o ferro em geral sai perdendo, é recomendável distribuir os alimentos fontes destes nutrientes de forma a evitar consumi-los na mesma refeição.
Silício – participa na formação do cabelo. Combate a queda do cabelo. São fonte de silício: salsa (cheiro-verde), aveia, cevada, alcachofra, alho-poró, cebola, aspargo, mel, pepino e nabo


4 comentários:

  1. Muito boa as imformaçoes dos beneficios dos alimentos e aprendemos cada dia que os conhecemos melhor.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer uma listinha,comer bem dá trabalho.rsrsr

    ResponderExcluir
  3. O conhecimento e a mudança de hábito, proporciona vida longa.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei até com fome...gosto de muitos desses alimentos!!!
    Incrível como nós temos consciencia de q é preciso levar uma vida saudável...é preciso cada vez mais por em prática no nosso dia-a dia!

    ResponderExcluir