Você é o visitante número:

domingo, 5 de junho de 2011

SOL, MAR E CLORO PARA OS CABELOS



O sol é indispensável à vida sobre a terra. Dele depende a fotossíntese. Faz bem à saúde pela síntese da vitamina D, pela produção do calor, da fototerapia e do bem-estar. Tem, porém efeitos perversos, quando provoca insolação, cânceres, envelhecimento cutâneo, reações alérgicas e modificações imunológicas.

Os raios Ultravioleta B (UVB), com seus aproximados 280 nanômetros, produzem queimaduras, eritema e até mesmo bolhas. Tornam os cabelos quebradiços, ásperos e lhes fazem perder tons de sua cor original.

Os raios Ultravioleta A (UVA), com aproximadamente 320 nanômetros, favorecem o bronzeado. Causam degeneração das fibras protéicas de colágeno e elastina, provocando envelhecimento precoce da pele.

Ambos os raios produzem o descolamento das escamas da cutícula, seguindo a fragilização e ruptura, porque agridem a matriz celular do córtex - espécie de cimento entre as células -, deixam as escamas abertas da cutícula e prejudicam a retenção da água. Por isso temos: cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com pontas duplas.

Filtros solares para cabelos bloqueiam as radiações UVA e UVB, deverão ser aplicados 20 minutos antes da exposição solar, pois precisam de tempo para agir. É fácil de aplicar: basta espalhá-lo sobre os cabelos úmidos. Finalizar com a rotina do penteado normal e deixar secar.

O sal intensifica os efeitos destrutivos dos raios solares. Pode-se comparar como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar. É recomendável lavar bem os cabelos com água do chuveiro e finalizar com uma garrafa de água mineral.


O cloro da piscina reduz a água presente nos fios dos cabelos e altera sua estrutura, causando o desprendimento de parte da cutícula, formando bolhas e deixando o fio áspero. Acrescente-se que os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios. Resultado final: fragilidade dos cabelos, que podem quebrar com facilidade e, carregados de eletricidade estática, podem arrepiar.

Vale ressaltar que existem protetores solares próprios para o rosto e corpo, que não correspondem às necessidades dos fios dos cabelos.


Anote um bom filtro solar para os cabelos: PROTETOR CAPILAR (sol – praia – piscina) da VEX VEGETAIS

20 comentários:

  1. Bem legal essas dicas,quando o assunto é sol precisamos nos proteger e ter moderação para não deixar uma necessidade para nossa saúde tornar-se um inimigo da nossa pele ou cabelos.

    ResponderExcluir
  2. tudo demais faz mal,devemos nos cuidar sempre.

    ResponderExcluir
  3. Sobre benefícios e danos causados pelo sol; estudei bastante.Para a sintese da vit,D,bastam 15 minutos diários,o restante do dia proteção solar até embaixo d"àgua.Cabelos também merecem FPS.Quanto aos banhos de mar, sabemos dos danos causados pelo sódio, cálcio, água mole, dura;etc. Cuidados fazem bem e todo excesso é prejudicial.

    ResponderExcluir
  4. Todo dia, temos muito a aprender, obrigado pelas informações. Socorro Neves

    ResponderExcluir
  5. Excelentes informações, temos que nos puliciar e fazer com o FPS capilar, venha a fazer parte do nosso dia a dia.
    Adriana Santos

    ResponderExcluir
  6. muito bom. conhecimento é tudo. lucélia rocha

    ResponderExcluir
  7. Informação importante para a elaboração de uma Tricoterapia.
    Cordialmente, Marcos Luna.

    ResponderExcluir
  8. Muito importante essa informação.Silvia.

    ResponderExcluir
  9. Essas informações ajudam no diagnóstico dos problemas capilares.

    ResponderExcluir
  10. E uma honra ter esta informações , de grande valor.
    Atenciosamente : Faby Lima
    Imperatriz MA

    ResponderExcluir
  11. Informaçâo valiosíssima obrigado.Jô

    ResponderExcluir
  12. Muito boa essa reportagem. Ilzenê

    ResponderExcluir
  13. Boas essas dicas, principalmente essa da água mineral e a do protetor da Vex.Simone Line

    ResponderExcluir
  14. Que bom mas recursos tricoterapico o protetor vex.
    Clenia.

    ResponderExcluir
  15. As informações são bastantes interessantes o protetor eu ja uso é recomemdo para as minhas clientes é um tricoterapico fantastico



    Maria Augusta

    ResponderExcluir
  16. TEMOS QUE ESTAR SEMPRE ATENTOS PARA AS MUDANÇAS EXTERNAS TAMBEM, POIS TUDO EM EXCESSO E PREJUDICIAL

    ResponderExcluir
  17. FPS,é importantissimo ,na nossas vidas;
    Temos que nos proteger dos males do UVB e UVA.
    Adorei as informações

    ResponderExcluir