1. Muito Volume - Tende a ser ressecado, principalmente nas pontas, pois a oleosidade natural que vem da raiz não consegue chegar até em baixo, devido a sua forma espiralada. Quanto mais crespo, maior a dificuldade da oleosidade natural descer.
Quanto mais Volume e Ressecamento, maior a Quebra, porque o cabelo crespo apresenta uma alta carga eletrostática quando penteado a seco, levando a uma grande dificuldade de fazer um penteado. O teor de umidade é muito baixo neste tipo de cabelo, o que coopera com uma maior fragilidade.
2. Uma das características mais marcantes do cabelo crespo é o aparecimento de fissuras na haste, levando a uma rachadura da mesma ("tricoptilose ou pontas duplas").
Grande quantidade de triconodoses (nós), levando a danos maiores na haste. Suas pontas são descoloradas, causadas pelo ressecamento. Os fios são bem mais porosos que os lisos. O trabalho de pentear o cabelo crespo quando molhado é cinco vezes maior que um cabelo liso.
3. Os cabelos afro-étnicos, devido a sua estrutura frágil e com diferentes tipos de ondas e anelados, às vezes muito encarapinhados - crespos -, não conseguem levar a oleosidade do bulbo capilar até as pontas, tornando-se excessivamente secos e quebradiços. Quanto mais crespo, mais irregular o formato dos fios e mais abertas as escamas, com forte ressecamento, sem balanço e com grande carga estática. Penteá-los também exige boa dose de paciência e cuidados, pois se quebram com facilidade.
Existem tricoterapias eficazes e manutenção domiciliar que equilibram a fisiologia desses cabelos, facilitam o penteado e proporcionam o bem-estar.
CABELOS FRAGILIZADOS E MUITO FRAGILIZADOS
ResponderExcluirComo EXEMPLO DE EFICÁCIA E SOFISTICAÇÃO a LINHA ECRINAL DA FRANÇA, especializada na nutrição dos cabelos fragilizados e deteriorados, age através de uma ação intensiva direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.
As pesquisas mostram entre outras um aumento da fase anagena ( de juventude ) dos cabelos.
SÃO PRESCRITOS TAMBÉM PÓR DERMATOLOGISTAS
O resultado e glamouroso como a origem dos produtos, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
TEM ATE XAMPU A SECO PARA QUEM FAZ ESCOVA E NÃO PODE LAVAR OS CABELOS DIARIAMENTE MAS QUER HIGIENIZA-LOS E NUTRI-LOS .
Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )
A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo..... e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (saisdaterra, dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )
espero ter contribuído de alguma forma
A melhor maneira de tratar este tipo de cabelo é com produtos naturais,fitoterápicos,pois são cabelos NATURALMENTE fragilizados,difíceis de lidar,é preciso que se faça só bem a este cabelo,não conheço esta linha de tratamento da colega acima,mas os produtos fitoterápicos do hospital do cabelo conheço,conheço a empresária responsável,por isso confio na marca,como futura tricoterapeuta me sinto muito bem acessorada por ela.
ResponderExcluirO cabelo crespo é um cabelo mais frágil e sensível, que possui textura mais fina. Sua cutícula possui espessura irregular e se quebra facilmente na parte que é mais fina e, consequentemente, deixa o córtex do fio capilar desprotegido e sujeito também à quebra. Por isso, exige um tremendo cuidado.
ResponderExcluirCabelos crespos encontram dificuldade de espalhar a gordura natural ao longo dos fios, fazendo com que sua hidratação natural seja insuficiente. Assim, a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebácias pode, muitas vezes, ficar restrita ao couro cabeludo. Devido ao fato dessa “oleosidade” não se espalhar, esse tipo de cabelo tem maior facilidade a ficar sem brilho e opaco.
As escamas e cutículas do cabelo crespo são mais abertas e soltas nas pontas. A luz entra no cabelo sem refletir de modo que, muitas vezes, perde o efeito brilhante. Essa falta de gordura natural ao longo dos fios faz com que esse tipo de cabelo fique bem embaraçado e seja mais sensível aos fatores climáticos (como o sol). Assim, nada que possa levar o cabelo a um maior ressecamento deve ser usado, como secador, por exemplo. Importante ao lavá-los é massagear o couro cabeludo para estimular as glândulas sebáceas e a circulação.
Para esse tipo de cabelo é necessário o uso de produtos fitoterápicos linha Hospital do Cabelo e Vex Vegetais, são sensacionais. Hidratação para cabelos crespos é fundamental. Hidratar, sempre!
Daniela
Informações muito importantes, com esse tipo de cabelo todo cuidado é pouco na hora do manuseio.
ResponderExcluirusei o h2ox em um cabelo crespo podi pentealo com facilidade ,outros produto não me derão este resultdo.
ResponderExcluirpara esse tipo de cabelo, eu gostei muito do restaurex,o Hidrante sem Enxágue(sem amonia) e sem esquecer do H2OX....
ResponderExcluirAdriana Santos
Lido. Lídia.
ResponderExcluirNeide.
Para esses tipos de cabelos tem terapias e uma boa manutenção com os tricoterapicos.
ResponderExcluirClenia.
Os Capillus crespo não saõ muitos, resistentes.
ResponderExcluirH2OX e ótimo para os cabelos cacheados que tendem a ser secos pela razão de seu formato em espiral, o que dificulta a hidratação dos cabelos.
Atenciosamente: Faby Lima
Imperatriz MA
OK ,
ResponderExcluirJOSY
Adorei o artigo muito informativo gostei de ler isso pena que tem gente por aí que não entende nada de cabelo se dizendo cabelerereiro. Viva os tricoterapeutas.
ResponderExcluir