Você é o visitante número:

domingo, 23 de janeiro de 2011

TESTE DA TRAÇÃO IDEALIZADO POR SABOUREAUD


O teste de tração suave do cabelo é uma técnica simples, envolvendo delicada tração de um grupo de 25 a 50 cabelos da base à ponta terminal.

É um exame de simples realização e, quando bem realizado e interpretado, pode auxiliar no diagnóstico de várias patologias capilares.

O teste consiste em prender alguns fios de cabelos entre as polpas digitais do indicador e polegar, fazer uma compressão e deslizar os dedos no sentido distal dos cabelos. É avaliada a quantidade de cabelos que se desprendem nesta manobra.

Para se realizar um teste da tração, o paciente deve ficar alguns dias sem lavar os cabelos.
Ao lavar o couro cabeludo, muitos cabelos telógenos que já estavam prestes a cair são eliminados com muita facilidade, obviamente o teste feito logo após uma lavagem pode dar resultados errôneos.
A presença de pêlo telógeno com saco epitelial é um sinal claro de que a tração foi muito vigorosa, o que inutiliza totalmente a sua interpretação. A presença de cabelos anágenos ou catágenos no teste também representa uma patologia.

A quantidade de cabelos a ser tracionada não é tão significativa, porém temos de contá-los, pois se imaginarmos que cerca 20% dos cabelos estão na fase telógena, e que muitos deles ainda estão firmemente aderidos ao saco epitelial, uma pressão adequada fará com que se obtenha uma percentagem inferior a 20% de arrancabilidade dos cabelos tracionados. Valores acima deste percentual são considerados patológicos.

Todo o cabelo solto pelo teste da tração deve ser telógeno e não pode apresentar o saco epitelial.

COMO ESTÃO AS CUTÍCULAS DOS CABELOS?


A CUTÍCULA DA HASTE CAPILAR É CONSTITUIDA POR CAMADAS DE ESCAMAS SOBREPOSTAS. EM CABELOS SAUDÁVEIS AS ESCAMAS ESTÃO BEM UNIDAS E AJUSTADAS PARA GARANTIR A PROTEÇÃO DA ESTRUTURA DOS FIOS DOS CABELOS. POR ISSO DEVEMOS TOMAR CUIDADO NA ESCOLHA DE PRODUTOS QUÍMICOS QUE MODIFICAM AS CARACTERÍSTICAS NORMAIS DOS FIOS.

PSORÍASE NO COURO CABELUDO



Caracteriza-se por placas eritematosas e escamosas bem delimitadas, de cores rosa ou vermelha, que apresentam numerosas escamas esbranquiçadas, brilhantes, secas e quebradiças.
Nesta doença acontece a produção de grandes quantidades de citocinas que induzem as células da camada mais superficial da pele a se renovar em ritmo acelerado, levando à descamação e manchas vermelhas.
Cerca de 42% dos pacientes desenvolvem dores e inflamação nas articulações - a artrite psoriática.
Os casos de psoríase, dependendo da intensidade, podem ser controlados com pomadas e loções.

O estresse e a psoríase:
A relação entre a pele e as emoções se dá no início da vida, na formação do embrião humano.
As emoções podem desencadear ou agravar doenças da pele, como o caso da psoríase, e estas, por sua vez, podem desencadear ou agravar problemas emocionais, levando a pessoa a sentimentos de baixa auto-estima, depressão e isolamento social.

Nossos sentimentos, concientes ou inconscientes, interferem na saúde da pele.

O tratamento deve combinar os medicamentos prescritos pelo médico, as tricoterapias e acompanhamento psicológico.

O CABELO E A PLANTA


A planta tem vida e depende da água e nutrientes absorvidos pela raiz para sobreviver.

O fio de cabelo tem vida e depende da água que é absorvida pelo fio de cabelo (por ser hidrofílico) e do óleo produzido pela glândula sebácea para ter um pH equilibrado e possuir boa elasticidade, brilho, maciez, resistência e sobreviver.

Infelizmente a oleosidade natural consegue descer somente 16 cm (desde que não haja resíduos no fio) e os processos químicos e térmicos diminuem o nível de água que o cabelo adsorve, fazendo assim necessário a reposição de óleo e água através de produtos fitocosmecêuticos, para que o cabelo esteja com pH equilibrado.